O popular Pokémon Go está surpreendendo seus jogadores ao revelar que o game não é apenas uma plataforma de entretenimento, mas também um treinador de inteligência artificial. De acordo com uma postagem no blog da Niantic e informações de veículos como 404 Media, as ações dos jogadores têm contribuído para o desenvolvimento de uma IA geoespacial avançada. Essa tecnologia, denominada Sistema de Posicionamento Visual (ou VPS), ajuda a IA a entender espaços tridimensionais complexos, com aplicações potenciais em realidade aumentada e robótica. Sabia disso?
De forma simples, as atividades em Pokémon Go são comparáveis a como conteúdos escritos na internet treinam sistemas como o ChatGPT. Um exemplo direto é o recurso “Pokémon Playgrounds”, que permite que jogadores fixem um Pokémon em um local real. Esses dados ajudam a alimentar o aprendizado da IA sobre o ambiente físico. Embora a Niantic tenha destacado o uso promissor dessa tecnologia, como no avanço de experiências de realidade aumentada, o impacto completo dessas informações levanta questões interessantes para o futuro.
Vale notar que, além dos usos inovadores, existem preocupações quanto ao emprego dessa tecnologia em aplicações controversas, incluindo possíveis finalidades militares, conforme apontado por analistas como Elise Thomas.