Comparar New World e Throne and Liberty revela um contraste significativo entre dois estilos de MMORPG. Embora ambos tragam propostas distintas, a experiência mais envolvente de New World superou as expectativas. A perspectiva próxima ao personagem, ausência de interface intrusiva e combate mais fluido são alguns dos pontos que tornaram a troca inevitável para muitos jogadores. Será que isso reflete o que a comunidade também sente?
Vamos por partes. No caso de Throne and Liberty, o gameplay exige uma visão extremamente afastada, o que dificulta a imersão. A movimentação estratégica e combates tab-targeting tornam o sistema menos intuitivo, enquanto a interface de habilidades confusas exige atenção constante à barra de atalhos. Já em New World, o foco está na interação direta com o mundo. Sem minimapas chamativos ou habilidades “spamáveis”, o jogador se envolve mais com o ambiente e menos com a interface.
Outro aspecto que pesa é o combate. Em New World, a mecânica é ágil e compreensível: grandes bolas de fogo? Desvie. Inimigo próximo? Ataque diretamente. No PvP, enquanto os stuns e crowd control em Throne and Liberty são frustrantes, New World oferece um sistema mais equilibrado e responsivo. Mesmo com limitações, a sensação de agência em batalhas massivas é muito superior. Esse equilíbrio também se reflete no sistema de progressão de equipamentos, onde o skill se sobressai mais do que os números.
Para completar, o aspecto econômico de New World adiciona uma camada estratégica que falta em Throne and Liberty. A possibilidade de utilizar o trading post para compras e vendas torna a economia dinâmica e interessante. Comparativamente, a casa de leilões limitada de Throne and Liberty parece ineficaz. E com novos itens aumentando ainda mais a curva de grind em Throne and Liberty, a escolha por um título que respeita o tempo do jogador parece cada vez mais lógica.