World of Warcraft continua a gerar discussões acaloradas na comunidade, desta vez por conta das recentes declarações da Blizzard sobre as restrições de transmogrificação. Em uma resposta direta, a equipe de desenvolvimento reafirmou que não pretende permitir transmogs entre diferentes tipos de armadura, justificando que a “identidade de classe” é fundamental para o WoW. A declaração causou uma enxurrada de reações entre os jogadores, especialmente os que sentem que essa regra limita a personalização e a expressão visual dos personagens. Será que a comunidade pode esperar mudanças nesse posicionamento?
Bom, muita gente não está exatamente satisfeita com essa postura. Nos fóruns e subreddits, há críticas intensas, com players argumentando que a justificativa de “identidade de classe” já perdeu força há muito tempo, principalmente desde a introdução das Armaduras de Patrimônio e cosméticos como os trajes de Murloc. Para eles, é um paradoxo permitir armaduras que parecem de classes diferentes, mas não dar liberdade total para os jogadores usarem peças de outros tipos de armadura. Afinal, se é possível ver xamãs com vestidos de verão, qual seria o problema em liberar todas as combinações?
Muitos jogadores acreditam que, no final, a decisão da Blizzard é mais uma questão técnica ou de balanceamento do que propriamente a defesa de uma “fantasia” de RPG. Com a crescente flexibilização de transmogs em outros jogos e o apelo cada vez maior por personalização em MMORPGs, o debate sobre a importância da identidade de classe versus a liberdade de escolha só deve esquentar.