Inexplicavelmente, a Rare — famosa por títulos como Sea of Thieves — foi atingida pela recente onda de demissões na Microsoft e Xbox, que anunciou seu segundo grande corte em 2025, afetando cerca de 9.100 funcionários. Além de afetar a King (com cerca de 200 demissões), esse impacto atinge estúdios de peso dentro do grupo. O título da Rare, que estava em desenvolvimento desde 2014, já havia passado por uma reformulação completa em 2021, incluindo a entrada de Gregg Mayles e Gary Napper na liderança do projeto.
Pois é, mesmo com declarações otimistas de Phil Spencer, que em outubro de 2024 visitou a Rare e elogiou o andamento de Everwild, a realidade mudou drasticamente. Em comunicado interno, o chefe da Xbox afirmou que as demissões são parte de uma estratégia para focar nos projetos com “maior potencial”. No mesmo documento, Spencer reconhece que os cortes acontecem num momento em que a empresa vive seu maior volume de jogadores e horas jogadas.
Além disso, o aguardado MMORPG da Zenimax Online, conhecido pelo codinome Blackbird, também foi abruptamente cancelado. O projeto estava em desenvolvimento desde 2018 e acabou descontinuado como parte da mesma reestruturação. Funcionários da Zenimax teriam sido retirados dos sistemas internos de forma repentina, sem esclarecimentos do RH sobre seus futuros na empresa.
O que achou?


Nome completo: Mairon Vieira
Data de nascimento: 25/08/1993
Estado onde nasceu: Rondonia
Cidade onde nasceu: Porto-Velho
Jornalista especializado em MMORPGs e tecnologia desde 2013, com experiência em redação para portais como MMORPGBR, MMORPGBRASIL e Gamification of Work. Minha paixão por jogos começou cedo, com títulos icônicos como Gunbound, Ragnarok, Tibia, Priston Tale, WYD, Cabal Online, Runescape e Dofus — nessa ordem.