Black Desert e EVE Online mostraram um desempenho surpreendentemente sólido no último trimestre de 2024, contrariando as críticas anteriores direcionadas à Pearl Abyss. Em fevereiro, a companhia foi alvo de polêmica ao agrupar os dados de seus principais títulos em uma única categoria chamada “jogos”, dificultando a análise separada de seus desempenhos. Essa decisão causou frustração entre investidores e analistas, que pediram mais transparência. A empresa, porém, apenas alegou que os números eram “bastante similares” aos relatórios anteriores, alimentando especulações sobre uma possível tentativa de esconder o lançamento morno de Black Desert na China.
Essas dúvidas começaram a ser esclarecidas após uma análise baseada no relatório anual da Pearl Abyss divulgado na Islândia, onde está sediada a CCP Games. Segundo os dados apurados por blogueiros especializados, EVE Online gerou ₩82,1 bilhões em receitas em 2024, sendo ₩22,1 bilhões apenas no quarto trimestre. Comparando esse valor com o total de receitas de jogos da empresa no mesmo período (₩91,1 bilhões), estima-se que Black Desert tenha arrecadado cerca de ₩69 bilhões no trimestre final do ano. Esses números desmontam a tese de baixo rendimento, indicando que ambos os títulos seguem lucrativos.
Ainda assim, a CCP Games reportou prejuízos para a controladora em 2024, resultado dos investimentos contínuos no desenvolvimento de EVE Vanguard e EVE Frontier. Outros dados revelam tendências mistas: houve queda nas receitas oriundas da Europa em comparação com a América do Norte, enquanto o crescimento por assinaturas e compras in-game continua firme. A elevação do valor da assinatura em 2022 causou uma redução inicial no número de assinantes, mas o cenário indica recuperação, reforçando a sustentabilidade de longo prazo do título.


Nome completo: Mairon Vieira
Data de nascimento: 25/08/1993
Estado onde nasceu: Rondonia
Cidade onde nasceu: Porto-Velho
Jornalista especializado em MMORPGs e tecnologia desde 2013, com experiência em redação para portais como MMORPGBR, MMORPGBRASIL e Gamification of Work. Minha paixão por jogos começou cedo, com títulos icônicos como Gunbound, Ragnarok, Tibia, Priston Tale, WYD, Cabal Online, Runescape e Dofus — nessa ordem.