O ambicioso MMORPG Stars Reach recebeu uma reformulação substancial no sistema de criaturas, marcando um novo capítulo em sua jornada rumo a mundos totalmente procedurais, de acordo com os devs Playable Worlds. A atualização traz um aumento expressivo na diversidade de inimigos, passando de menos de 20 para mais de 120 criaturas e variações. Com isso, a dificuldade foi ajustada: antes era possível enfrentar quase tudo sozinho, agora há encontros que exigem grupo. Além disso, os ataques repetitivos deram lugar a padrões variados e mais desafiadores. Outra novidade importante é o retorno dos Makers, construtos invisíveis que estimulam o crescimento da vida planetária e podem até criar outros Makers. Eles exigem o uso do Trailblazer em modo “Maker Scanning” para serem revelados, e ignorá-los pode resultar na multiplicação de criaturas mais fortes com o tempo.
Vale lembrar que agora existem formas mais claras de entender a dificuldade dos combates. Por exemplo, cores nas placas de nome indicam o nível de ameaça das criaturas, indo do branco (fácil) até o roxo (chefões que pedem um grupo grande). Além disso, o jogo introduz uma série de recursos úteis em combate: consumíveis que ajudam a lidar com efeitos de status como fogo, gelo e veneno; melhorias no Healix, que oferece cura em área e remoção de efeitos; e escudos com funções específicas, como o tradicional Fortress Shield e o novo Reflection Shield. O uso inteligente de movimentação, como esquiva, grappling e elevação com grav mesh, também se tornou essencial para sobreviver aos novos tipos de ataque dos inimigos.
Pra fechar, a atualização trouxe mudanças paralelas, mas relevantes: o sistema de terraformação agora considera a dureza real dos materiais, impactando diretamente na mineração. Lagos e rios congelam no inverno, novas plantas alienígenas foram adicionadas, ferramentas passaram a consumir corretamente suas baterias e foi implementado o botão “Can Craft” nos terminais de crafting, facilitando a visualização do que é possível produzir com os recursos atuais. Um novo título também foi adicionado como sugestão da comunidade: “Crash Test Dummy”. Mesmo os players pacíficos encontram seu espaço, podendo evitar combates com stealth e cooperação com outros players mais voltados ao combate. Para mais info, acesse a página.

Nome completo: Mairon Vieira
Data de nascimento: 25/08/1993
Estado onde nasceu: Rondonia
Cidade onde nasceu: Porto-Velho
Jornalista apaixonado por jogos MMORPG e tecnologia, meus primeiros jogos foram Gunbound, Ragnarok, Tibia, Priston Tale, WYD, Cabal Online, Runescape e Dofus (nessa ordem). Acredito na lei do retorno e Lei da Atração, gosto também de ler sobre Ovnis e história nos tempos vagos, também assistor Kpop e gosto de ver Running. Trabalho como jornalista desde 2013 e Já escrevi para sites como MMORPGBR, MMORPGBRASIL e GAMIFICATIONOFWORK.