Star Citizen, o ambicioso título da Cloud Imperium Games (CIG), está enfrentando sérias críticas com o lançamento de sua versão alpha 4.0.1, considerada tão instável que a desenvolvedora decidiu cancelar o evento gratuito Red Festival Free Fly. A decisão foi comunicada em um post no fórum oficial, reforçando as palavras de Chris Roberts no mês passado: “Star Citizen precisa funcionar, e precisa funcionar bem”. Atualmente, os esforços estão concentrados em correções urgentes para melhorar significativamente a experiência do jogo.
A lista de problemas na nova build inclui questões graves como elevadores e trens prendendo jogadores, players ficando presos em certas shards e causando falhas no logout/login, anomalias nos hangares pessoais que danificam naves, sobreposições físicas e sonoras entre instâncias, tempos de carregamento aumentados e uma série de bugs relacionados a missões, ao mapa estelar e à persistência de itens. Apesar das promessas de estabilidade feitas anteriormente, a equipe reconhece que nenhum único patch resolverá todos esses problemas, indicando que o caminho para uma solução completa será gradual.
No próximo Star Citizen Live, o CTO Benoit Beausejour estará presente para detalhar as ações sendo tomadas para sanar essas falhas. Enquanto isso, a comunidade foi aconselhada a evitar essa versão problemática por um período. Vale lembrar que Star Citizen continua sendo o jogo mais financiado pela história da indústria, tendo arrecadado quase $800 milhões desde seu início no Kickstarter em 2012, originalmente planejado para lançamento em 2014. Paralelamente, o modo single-player Squadron 42, co-desenvolvido pelo estúdio, também sofreu inúmeros adiamentos, mantendo tanto a lealdade quanto as críticas da comunidade em alta. Para mais info, acesse a página.