Blue Protocol realmente entrou para a história… mas não da forma que seus criadores esperavam. Fechar em apenas 1 ano e 7 meses é um feito lamentável no mundo dos MMORPGs, mas não é o recorde absoluto.
Se formos falar dos MMORPGs que tiveram o tempo de vida mais curto, temos verdadeiros campeões do fracasso. Vamos dar uma olhada nos recordistas da “morte precoce” dos MMOs.
Guinness Recorde: O MMORPG de Vida Mais Curta
APB: All Points Bulletin – 79 dias de caos urbano
- Lançamento: 29 de junho de 2010
- Fim do serviço: 16 de setembro de 2010
- Tempo de vida: 79 dias
APB era um MMORPG de mundo aberto com temática policial vs. criminosos, tentando trazer um “GTA Online” antes da hora. O problema? Custou mais de 100 milhões de dólares para ser desenvolvido e teve um lançamento cheio de bugs, hackers e falta de conteúdo.
Resultado? A empresa Realtime Worlds faliu, demitiu todo mundo e APB fechou em menos de três meses. Depois, a K2 Network comprou o jogo por apenas 1,5 milhão e relançou como “APB: Reloaded”, que sobrevive até hoje.
Recorde Guinness de Jogo MMO Mais Curto (Não RPG)
Phylon – O jogo que durou um piscar de olhos
- Lançamento: 20 de junho de 2007
- Fim do serviço: 10 de julho de 2007
- Tempo de vida: 20 dias
Phylon era um jogo de tiro MMO sci-fi onde três facções brigavam pelo planeta Anura. O problema? Pouca divulgação, jogabilidade ruim e um desastre técnico completo. Em menos de um mês, os servidores foram desligados e o site apagado sem aviso.
O Maior Desastre Não Oficial
Chaos Saga – O MMORPG de 24 horas
- Lançamento: 15 de novembro de 2016
- Fim do serviço: 16 de novembro de 2016
- Tempo de vida: 1 dia
Este jogo teve o recorde não oficial de MMORPG mais curto da história. Foi lançado pela DMM, mas os jogadores logo perceberam que os modelos de personagens eram roubados de Final Fantasy XI.
A empresa não quis nem arriscar um processo e fechou o jogo no dia seguinte.
Embora Blue Protocol tenha fechado rápido, ele ainda teve um tempo de vida “decente” comparado a essas catástrofes. Mas serve como um lembrete: não basta só hype, um MMORPG precisa de conteúdo e planejamento a longo prazo.
Agora fica a pergunta: qual será o próximo MMORPG a entrar para essa lista infame?