Após 12 anos desde o anúncio de Star Citizen, o ambicioso e controverso MMO espacial da Cloud Imperium Games, Chris Roberts trouxe novidades para 2025 em uma carta aberta aos fãs. Ele destaca que o próximo grande tema do título será “jogabilidade”, acompanhado da promessa de melhorias de desempenho e estabilidade, problemas que ainda prejudicam a experiência. Roberts reconheceu que as tentativas anteriores de equilibrar desenvolvimento de recursos e otimização resultaram em “efeitos colaterais não intencionais“. A nova abordagem separará o desenvolvimento de novas funcionalidades do trabalho contínuo de criação de conteúdo e correções gerais, com recursos sendo integrados apenas quando estiverem completamente finalizados.
Para os jogadores, o destaque técnico do momento é a introdução do sistema de “server meshing” na versão 4.0, uma atualização que promete mundos mais conectados e performance otimizada. Com este recurso, cada servidor suporta até 500 jogadores simultaneamente, enquanto divide o universo em regiões menores, reduzindo os impactos de falhas locais. Além disso, a atualização traz o aguardado sistema estelar Pyro, com seis planetas e diversas bases. Roberts afirma que essas mudanças nos aproximam de “realizar um sonho que muitos disseram ser impossível”. No entanto, a ausência de uma data ou progresso significativo sobre o tão esperado Star Citizen 1.0 não passou despercebida.
Enquanto o título permanece em alpha, Roberts reafirmou que o marco da “versão comercial” incluirá estabilidade e conteúdo suficiente para manter os jogadores engajados continuamente. Apesar do otimismo da equipe, a comunidade já ouviu promessas semelhantes antes, o que alimenta o ceticismo sobre se e quando o jogo realmente atingirá seu potencial. Até lá, a espera continua. Para mais info, acesse a página.


Nome completo: Mairon Vieira
Data de nascimento: 25/08/1993
Estado onde nasceu: Rondonia
Cidade onde nasceu: Porto-Velho
Jornalista especializado em MMORPGs e tecnologia desde 2013, com experiência em redação para portais como MMORPGBR, MMORPGBRASIL e Gamification of Work. Minha paixão por jogos começou cedo, com títulos icônicos como Gunbound, Ragnarok, Tibia, Priston Tale, WYD, Cabal Online, Runescape e Dofus — nessa ordem.