O MMORPG Throne and Liberty está enfrentando uma grave crise na sua versão global, administrada pela Amazon Games. Os problemas incluem a drástica redução de jogadores por servidor, com uma média de apenas 460 players por servidor, o que está bem abaixo da capacidade ideal, projetada para acomodar de 3 a 5 mil jogadores, podendo chegar até 8 mil. Segundo relatos, alianças dominam alguns servidores, prejudicando tanto seus membros quanto guildas menores. Além disso, há insatisfação com o atraso na fusão de servidores e restrições de transferências entre servidores de “acesso antecipado” e “lançamento completo”, dificultando a experiência geral.
Para dar mais contexto, o jogo ainda mantém um pico diário acima de 50 mil players no Steam, o que é positivo para o gênero. Contudo, esse número se divide entre 112 servidores em cinco regiões, resultando na baixa densidade de jogadores por servidor. Rumores sugerem que a NCSOFT propôs a fusão global de servidores para os dias 9 de janeiro, após a mesma ocorrer na Coreia, ou 16 de janeiro, mas ainda não há confirmação oficial. Muitos players criticam a Amazon Games por sua aparente lentidão em resolver esses problemas, especialmente porque situações semelhantes na versão coreana foram resolvidas antes de atingir níveis tão críticos.
Os jogadores também apontam outras falhas recentes: o bate-papo do jogo ficou fora do ar por mais de um dia em 3 de janeiro, a loja do passe Startree parou de funcionar na mesma data, e até erros absurdos como o encerramento da temporada PvP marcado para “1º de janeiro de 2100”. Além disso, há reclamações sobre latência, com pings variando entre 200 e 2000, particularmente em regiões da América do Norte e Europa. Problemas menores incluem bugs em habilidades, transformações e a ausência de novos conteúdos, como a região de Talandre, já disponível na versão coreana. Para piorar, a equipe da Amazon Games parece ter entrado em recesso de Ano Novo, negligenciando a manutenção programada para 3 de janeiro, o que tem causado ainda mais insatisfação entre os jogadores.