Damion Schubert, ex-desenvolvedvedor de Star Wars: The Old Republic, compartilhou uma curiosa e caótica história de bastidores sobre o MMO Shadowbane em 2003. Durante um relato em Bluesky, Schubert relembrou os detalhes de um hack que virou um dos maiores pesadelos de live service da época. O incidente começou com um bug que permitia a um jogador teleportar itens para qualquer lugar, sem as permissões devidas.
“Nosso sistema de ferramentas de construção de mundo tinha um comando especial que verificava permissões, exceto no caso de ‘teleportar objetos’. Um jogador descobriu isso e passou a usar o comando para causar o caos. Eles teleportavam novatos para zonas extremamente difíceis, cidades inteiras para o fundo do oceano e até chefes de raid para centros urbanos”, comentou Schubert. Apesar de o comando registrar logs, identificar os infratores não era tão simples quanto parecia, já que outro bug ainda mais grave também existia.
Para complicar a situação, Schubert revelou que um programador da editora havia deixado uma falha no sistema de autenticação de contas via Javascript. Hackers conseguiam simplesmente ignorar a consulta de “conta banida” e entrar no jogo como se nada tivesse acontecido. A combinação desses dois bugs obrigou a equipe a desligar os servidores por dias para corrigir a situação.
Como Schubert concluiu em tom irônico: “Quem quer ser desenvolvedor de jogos? Parece fácil, não é mesmo?” A história não apenas expõe os desafios técnicos da época, mas também ilustra como erros simples podem se transformar em verdadeiros desastres para jogos ao vivo.