Se você é fã de MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role-Playing Games), sabe que esses jogos são mais do que apenas diversão; eles são praticamente um estilo de vida para milhões de gamers ao redor do mundo. Mas já parou para pensar como tudo começou? Hoje, vamos embarcar numa viagem épica pelo túnel do tempo para explorar as origens desse gênero que conquistou legiões de fãs e, literalmente, mudou a história dos jogos. Prepare-se, porque a nostalgia está prestes a bater mais forte do que uma raid no chefe final!
O Surgimento dos MMORPGs: De Texto a Algo Quase Gráfico
Antes de MMORPG ser sinônimo de gráficos impressionantes e mundos gigantescos, ele era apenas uma ideia em um servidor universitário. Na década de 1970, surgiram os primeiros MUDs (Multi-User Dungeons). Esses jogos de RPG eram, basicamente, um chat onde a imaginação era a sua placa de vídeo. Tudo era em texto, e o visual ficava por conta da sua mente.
Os MUDs pavimentaram o caminho para o que viria a seguir: jogos com interface gráfica rudimentar. Pense em algo como desenhar no Paint e chamar isso de arte. Apesar das limitações, esses protótipos já começavam a esboçar as dinâmicas que conhecemos hoje: exploração, combate, e, claro, griefing (o bullying virtual dos primeiros gamers).
Neverwinter Nights: O Primeiro Degrau para a Glória
Em 1991, a AOL (sim, aquela do barulhinho de conexão discada) lançou o Neverwinter Nights. Apesar de não ser unanimemente reconhecido como um MMORPG, ele trouxe elementos essenciais: gráficos básicos (em 2D) e a possibilidade de juntar até 500 jogadores em um servidor.
Durante a noite, o jogo chegava a suportar 2.000 jogadores simultâneos. Para a época, era como enfiar o Maracanã dentro de um PC. Claro, isso vinha com um preço: 6 dólares por hora de jogo. Jogadores gastavam mais dinheiro aqui do que em fliperamas!
Meridian 59: O Primeiro MMORPG 3D
Agora as coisas começam a ganhar forma – literalmente. Em 1995, o Meridian 59 foi lançado, sendo oficialmente o primeiro MMORPG em 3D. Finalmente, saímos das linhas de texto para algo que parecia, ainda que de longe, um jogo moderno.
Ele também inovou no modelo de negócios, introduzindo assinaturas mensais, uma tendência que definiria o gênero nos anos seguintes. Mas, apesar das inovações, o Meridian 59 foi rapidamente ofuscado por outros jogos, como Ultima Online e Tibia.
Ultima Online e Tibia: A Explosão do Gênero
Se fosse para apontar quem realmente popularizou os MMORPGs, Ultima Online (1997) seria o principal candidato. Criado por Richard Garriott, também conhecido como “Lord British”, o jogo não só trouxe o termo MMORPG ao vocabulário gamer como também definiu os padrões do gênero.
No mesmo ano, Tibia também entrou em cena. Ambos jogos eram em 2D, mas compensavam com um nível de imersão impressionante. E o melhor: tinham uma assinatura mensal de 10 dólares, tornando-os muito mais acessíveis do que os concorrentes por hora de jogo.
Tibia e Ultima Online ainda existem hoje, firmes e fortes, um verdadeiro testemunho de sua importância histórica.
Os Pioneiros Coreanos: O Império dos MMORPGs Começa
Enquanto o Ocidente estava ocupado com Ultima e Tibia, a Coreia do Sul começava a construir seu próprio império. Em 1996, a Nexon lançou Nexus: The Kingdom of the Winds, criado por Jake Song. O jogo não só foi um sucesso local, como abriu as portas para a criação de um dos maiores MMORPGs da história: Lineage (1998).
Lineage explodiu em popularidade, alcançando mais de 2 milhões de assinantes em países como Coreia e Taiwan. Foi esse sucesso que solidificou a NCsoft como um dos gigantes do gênero, uma posição que mantém até hoje.
De MUDs a Mundos Infinitos
Hoje, os MMORPGs são mais do que jogos; são universos paralelos. Mas nada disso seria possível sem os pioneiros que ousaram sonhar com um mundo conectado, onde milhões de pessoas pudessem se encontrar, lutar e, claro, passar vergonha coletivamente em missões fracassadas.
Então, na próxima vez que estiver explorando Azeroth ou Tamriel, lembre-se: tudo começou com linhas de texto em telas verdes. E quem sabe o que o futuro reserva? Talvez o próximo passo seja um MMORPG que não só rouba seu tempo, mas também sua alma.