O controverso processo antitruste movido contra a Valve, envolvendo as práticas comerciais da plataforma Steam, ganhou um novo capítulo. Recentemente, o tribunal dos EUA autorizou a transformação da ação em um processo coletivo, ampliando o impacto potencial do caso. A medida permite que qualquer desenvolvedor, editor ou pessoa que tenha pago taxas à Valve desde 28 de janeiro de 2017 participe da disputa. O que isso pode significar para o mercado de distribuição digital?
Para contextualizar, a ação teve início em 2021, quando o estúdio Wolfire Games, responsável por títulos como Overgrowth e Receiver 2, acusou a Valve de abusar de sua posição dominante no mercado. Segundo os documentos apresentados, a plataforma Steam teria implementado uma taxa de 30% sobre as vendas, considerada “extraordinariamente alta”, prejudicando desenvolvedores, editores e consumidores. Embora a primeira tentativa de indenização tenha sido rejeitada no mesmo ano, o estúdio conseguiu reformular a denúncia e seguir com o caso.
A disputa ganhou força quando o Dark Catt Studios entrou com uma ação similar, posteriormente unificada ao processo da Wolfire Games. Agora, com a decisão mais recente, outros desenvolvedores e editores podem se juntar à causa, tornando o caso ainda mais complexo e potencialmente impactante para a Valve. Se confirmadas as alegações, este processo pode reformular as condições comerciais do mercado de distribuição de jogos digitais. Para mais informações, acesse a página.