O promissor MMORPG Ashes of Creation enfrentou um incidente controverso em sua fase alfa. Um exploit foi descoberto, permitindo que jogadores obtivessem vantagens indevidas, como duplicar conteúdo e criar equipamentos lendários. Em resposta, a Intrepid Studios tomou medidas rigorosas, removendo mais de 100 personagens envolvidos no abuso e corrigindo as falhas, sem banir permanentemente as contas. Será que essas ações serão suficientes para restaurar a confiança dos jogadores?
Para contextualizar, o exploit possibilitou que itens duplicados fossem vendidos por moeda do jogo, desbalanceando a economia e interferindo em mecânicas como o sistema de desenvolvimento de nós. Embora muitos testadores tenham reportado a vulnerabilidade, o impacto já havia causado danos significativos. A equipe de Stephen Sharif, diretor criativo, destacou que medidas foram implementadas rapidamente, como redefinir lucros obtidos por transações irregulares e realizar novas eleições nos nós afetados.
Apesar da dureza nas penalidades, jogadores que adquiriram itens de forma acidental não foram severamente punidos, mas tiveram o conteúdo irregular removido. Sharif reforçou o compromisso da Intrepid Studios em proteger a integridade do título e encorajou que vulnerabilidades sejam reportadas por quem deseja jogar de forma justa.