Thunderful, o estúdio por trás da série SteamWorld, anunciou mais uma rodada de demissões, após as ocorridas em janeiro deste ano. De acordo com a empresa, a nova reestruturação resultará em uma redução de 80 a 100 funcionários. A decisão foi tomada para garantir a “sustentabilidade e resiliência de longo prazo do grupo”, sinalizando que as medidas anteriores não foram suficientes para alcançar os resultados esperados. O estúdio vinha tentando se recuperar de um ano difícil, mas será que essa mudança trará o impacto desejado?
Para quem não conhece, o Thunderful Group nasceu em 2017 após a fusão dos estúdios suecos Image & Form e Zoink. Nos anos seguintes, adquiriu outros desenvolvedores como Coatsink (conhecido por Cloud Gardens) e Jumpship (Somerville). A primeira grande onda de demissões em janeiro afetou cerca de 20% da equipe, uma tentativa de cortar custos e estabilizar as finanças da empresa. No entanto, o grupo ainda luta com fluxo de caixa negativo, mesmo após essas medidas. Dessa vez, o objetivo é reduzir despesas internas de desenvolvimento e focar mais na publicação de títulos de terceiros. A empresa admitiu que, embora tenham conseguido cortar custos, suas metas de receita não foram atingidas.
Segundo o CEO Martin Walfisz, “é com grande pesar que anunciamos uma segunda reestruturação em menos de um ano”. Ele acrescentou que “infelizmente, não vemos alternativa para garantir a sustentabilidade do grupo. Temos muitos funcionários dedicados e talentosos, e é realmente doloroso nos despedirmos deles”. Um dos fatores que pressionou o estúdio foi o desempenho abaixo do esperado de SteamWorld Build, o que forçou a interrupção do desenvolvimento de SteamWorld Headhunter. O lançamento de SteamWorld Heist II em agosto também não alcançou o sucesso necessário para reverter o cenário.