terça-feira, junho 17, 2025
GamesMMOSNotícias

Tibia até 2035? CipSoft projeta o futuro do MMORPG e agradece à comunidade


Tibia, um dos MMORPGs mais tradicionais do mercado, segue sua trajetória em constante evolução. Em uma entrevista completa concedida ao portal TibiaRoute, Sebastian Wodarski, atual Lead Product Manager da CipSoft, compartilhou suas experiências, visão de futuro e bastidores do desenvolvimento do jogo. Gamer nas horas vagas, fã de RPGs como Baldur’s Gate 3 e jogos de estratégia como Stellaris, ele também é apaixonado por fotografia e motociclismo. No estúdio, lidera o time responsável por definir os rumos de Tibia, como o planejamento anual e as grandes atualizações. Com mais de 15 anos de empresa, ele conta que assumir a liderança da equipe foi um dos maiores desafios profissionais.

Falando de forma bem direta, Wodarski destacou que, apesar de não ter muito contato com os jogadores no dia a dia, está sempre atento ao que circula em fóruns, Reddit e transmissões ao vivo. Ele garantiu que lê tudo e leva a sério o que a comunidade diz. Ao ser questionado sobre o polêmico “Dominando”, reconheceu que é uma parte intrínseca da estrutura competitiva de mundos PvP, mas entende o impacto negativo que isso pode ter para novos jogadores. O combate a bots, segundo ele, é uma luta constante: medidas continuam sendo aperfeiçoadas com apoio da BattlEye. Sobre outras demandas, como a criação de pets coletores de loot ou instâncias privadas de caça, Sebastian foi claro — essas ideias já foram discutidas, mas não fazem parte dos planos atuais do jogo.

Por fim, ele falou sobre o futuro do MMORPG. A chegada do monge e a abertura de Yalahar para contas free são exemplos de como o jogo busca atrair novos públicos. A reestruturação da entrada de novos jogadores em Dawnport e os investimentos em marketing também fazem parte da estratégia. Questionado sobre o desenvolvimento para mobile, ele revelou que há interesse, mas muitos obstáculos técnicos impedem um avanço nesse sentido. Para ele, o mais importante é manter Tibia vivo e relevante, com atualizações que façam sentido e respeitem a identidade do jogo. Com a aproximação do 30º aniversário do título, a promessa é seguir inovando sem perder a essência. Ele finalizou com um recado: “Tibia é mais que um jogo para muita gente — inclusive para nós da equipe. Continuem nos dando feedback, ele realmente faz diferença”.

Fonte

Tibia até 2035? CipSoft projeta o futuro do MMORPG e agradece à comunidade

Não Perca de Jeito Nenhum

1 of 143

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *