Ashes of Creation, o ambicioso MMORPG desenvolvido pelo estúdio Intrepid, acaba de detalhar um novo sistema de exploração: caça ao tesouro. A mecânica foi introduzida na Fase 2 da Alpha 2, lançada em janeiro, e promete incentivar os jogadores a explorarem os confins do mundo de Terra em busca de recompensas valiosas.
O sistema de caça ao tesouro é acessível a todos os jogadores e não se trata mais de uma profissão específica, como havia sido anunciado anteriormente. Os players podem encontrar fragmentos ou cartas completas de tesouros durante suas aventuras, seja como loot de monstros, recompensas de atividades sociais (como pesca) ou até mesmo por meio de trocas entre jogadores. Essas cartas variam em raridade, indo do comum ao raro, e indicam pontos-chave em diferentes regiões do mapa. Ao seguir essas pistas em ordem aleatória, os jogadores eventualmente encontrarão um local que esconde um baú de tesouro — muitas vezes protegido por um inimigo cuja dificuldade está diretamente ligada à raridade do prêmio.
Para desenterrar o tesouro, será necessário ter o equipamento adequado, como kits de escavação correspondentes ao nível de dificuldade do local. As recompensas incluem itens raros e materiais úteis para artesanato, tornando a atividade ainda mais atrativa para aventureiros curiosos e intrépidos. Durante o último livestream mensal do estúdio, as equipes de desenvolvimento demonstraram essa mecânica em ação, explorando a região desértica de Sandsquall e seus “donjons de poche” — pequenas masmorras que geralmente abrigam um único adversário poderoso.