Path of Exile 2 segue consolidando seu espaço no mundo dos MMORPGs, mesmo enfrentando críticas sobre a dificuldade de seu endgame. Após um lançamento de acesso antecipado bem-sucedido, o título mantém uma base sólida de players e se prepara para a chegada do Patch 0.1.1, prometendo melhorias importantes na qualidade de vida do jogo. No entanto, uma coisa que não será alterada é o nível de dificuldade punitivo, que os desenvolvedores da Grinding Gear Games consideram essencial para a identidade do título.
Conversando com criadores de conteúdo como Darth Microtransaction e GhazzyTV, os diretores Mark Roberts e Jonathan Rogers confirmaram que estão atentos ao feedback da comunidade sobre o impacto dos sistemas de risco/recompensa no endgame. Apesar disso, mudanças drásticas no design principal não estão nos planos. Segundo os devs, o objetivo é manter a sensação de desafio, o que inclui punições severas como perda de EXP e recursos ao morrer nas desafiadoras Atlas Maps.
Essa abordagem coloca Path of Exile 2 em uma posição distinta em relação a outros títulos como Diablo 4, exigindo uma jogabilidade mais estratégica e metódica. Contudo, mesmo reconhecendo que algumas combinações de mecânicas podem ser excessivamente severas, os devs preferem analisar detalhadamente os dados antes de implementar ajustes significativos. Enquanto isso, o Patch 0.1.1 trará mudanças no drop de itens raros e materiais, buscando equilibrar a relação entre risco e recompensa.