A sul-coreana NCSoft compartilhou sinceras observações sobre o desenvolvimento do seu MMORPG, Throne and Liberty. Em uma entrevista para a mídia local, foi revelado o impacto dos problemas enfrentados durante a primeira fase de testes beta (CBT1), realizada no início de 2023. A forte crítica da comunidade obrigou os desenvolvedores a realizarem mudanças drásticas, incluindo “reescrever metade do jogo”. Isso envolveu alterações no design do interface, remoção de funcionalidades automatizadas, reformulação do sistema de combate e do progresso de personagens. A equipe admitiu que a versão coreana de Throne and Liberty não alcançou as expectativas, o que levou o foco para a versão global, que felizmente obteve sucesso.
Os criadores também destacaram as significativas diferenças entre as preferências dos jogadores coreanos e internacionais, dificultando a criação de uma versão única e universal do título. Esses desafios resultaram em várias melhorias, como a otimização da interface e dos controles para consoles, além de avanços na estabilidade, especialmente durante as batalhas de cerco. Foi ressaltado que os MMORPGs modernos precisam se adaptar aos novos estilos de jogo – os jogadores preferem sessões curtas em vez de longas horas de grinding, o que gerou um maior foco em conteúdos PvE e uma diversificação das atividades disponíveis.
Outro desafio para Throne and Liberty é eliminar o que foi chamado de “conteúdo vazio”. Os desenvolvedores reconheceram que os jogadores rapidamente perdem o interesse em tarefas repetitivas e pouco recompensadoras. Atualmente, a equipe está trabalhando em soluções para manter o interesse dos usuários por mais tempo. A NCSoft também entende que o gênero MMORPG mudou muito desde os tempos de Lineage 2 e está ajustando sua abordagem para atender às necessidades dos jogadores modernos.