Os players de Final Fantasy XIV, conhecida por sua tolerância, está em alvoroço devido a um novo conjunto de armaduras temático de conquistadores espanhóis, que será lançado no patch 7.3 em agosto. O design detalhado da armadura, que aparecerá na masmorra “Mesoterminal”, gerou uma onda de indignação, com alguns jogadores ameaçando cancelar suas assinaturas.
Controvérsia e Contexto Histórico
O anúncio da armadura, feito em 17 de julho, provocou uma reação intensa. Em apenas 8 horas, o fórum de FFXIV acumulou cerca de 250 páginas de comentários, nos quais jogadores descreveram o conjunto como “ofensivo” e “decepcionante”. A principal crítica reside no design que remete à era dos conquistadores, considerado inadequado para o continente de Tural, que é inspirado na América pré-colombiana. Os jogadores veem a escolha da temática como “insensível” ao contexto histórico da colonização.
Precedentes e Desafios Futuros
Essa não é a primeira vez que Final Fantasy XIV enfrenta controvérsias relacionadas a designs culturais. Em 2023, o traje “Far Northern Attire” causou descontentamento ao Conselho Sami. Já em Stormblood, a versão chinesa do jogo apresentou um conjunto que fazia referência a roupas coreanas do período da ocupação japonesa. Mais recentemente, um novo conjunto pago, que replica o visual de Alisaie em Shadowbringers, também foi alvo de críticas.
Com o patch 7.3, intitulado “Promise of Tomorrow”, prometendo concluir a história de Dawntrail e pavimentar o caminho para o futuro do jogo, a Square Enix terá que considerar o feedback da comunidade para evitar erros semelhantes no futuro e manter a boa relação com sua base de jogadores.



