Uma notícia empolgante para os entusiastas de tecnologia visual em War Thunder! A aguardada atualização “Leviathans” promete revolucionar a experiência gráfica do título, trazendo significativas melhorias no Ray Tracing. A Gaijin Entertainment, desenvolvedora do jogo, detalhou as otimizações que visam oferecer um desempenho mais fluido e uma qualidade de imagem ainda mais impressionante para os players que possuem hardware compatível com as mais recentes tecnologias gráficas.
As otimizações de desempenho são um destaque. A equipe trabalhou para reduzir a carga sobre a CPU e a GPU, especialmente em cenários exigentes como a renderização de folhagens. Ao aprimorar o método de verificação de raios em relação a folhas e galhos, os devs conseguiram evitar quedas severas de performance em ambientes densos, resultando em uma experiência mais suave ao dirigir ou voar perto de florestas. Além disso, a Gaijin Entertainment já está explorando as futuras tecnologias do DirectX, como Opacity Micro Maps (OMM) e Shader Execution Reordering, que prometem saltos ainda maiores no desempenho do Ray Tracing e na performance geral do jogo. No lado da CPU, foram identificados e eliminados gargalos, e o Ray Tracing agora utiliza até 8 núcleos do processador, com processamento mais rápido e melhor sincronização, garantindo melhorias para todos os sistemas.
No quesito qualidade de imagem, o War Thunder inova ao introduzir o Path Traced Global Illumination (PTGI), uma nova opção que substitui a oclusão de ambiente e eleva o nível da iluminação global. O PTGI simula o salto da luz na cena de forma muito mais precisa que o sistema anterior, eliminando vazamentos de luz e garantindo uma iluminação interna mais consistente e natural. Essa melhoria é especialmente notável em áreas sombrias, interiores e vales, onde o PTGI consegue simular os saltos da luz em uma escala muito maior, corrigindo artefatos como o “azulamento” de áreas indiretamente iluminadas. Para completar, a atualização “Leviathans” introduz a Frame Generation (FG), compatível com GPUs NVIDIA (DLSS FG), AMD (FSR FG) e Intel Arc (XeSS FG), que pode gerar quadros adicionais para aumentar o FPS percebido. Essa tecnologia, independente do Ray Tracing mas que funciona melhor com DX12, otimiza a experiência em monitores de alta taxa de atualização. Os devs de War Thunder mostram um exemplo de desempenho rodando o título entre 70-90 FPS em um handheld MSI Claw 8, com presets gráficos e de RT no médio e XeSS. As otimizações de Ray Tracing para consoles também estão a caminho, prometendo uma experiência visual aprimorada para todos os players.
O que achou?

Nome completo: Mairon Vieira
Data de nascimento: 25/08/1993
Estado onde nasceu: Rondonia
Cidade onde nasceu: Porto-Velho
Jornalista especializado em MMORPGs e tecnologia desde 2013, com experiência em redação para portais como MMORPGBR, MMORPGBRASIL e Gamification of Work. Minha paixão por jogos começou cedo, com títulos icônicos como Gunbound, Ragnarok, Tibia, Priston Tale, WYD, Cabal Online, Runescape e Dofus — nessa ordem.